terça-feira, 8 de setembro de 2009

Exposição

Amilcar de Castro e Willys de Castro

A exposição reune obras com um ar geométrico bem aparente, aliado a cores fortes e vivas. Percebe-se um “que” de moda na exposiçao, não só pelas formas em sí, mas tambem pela maneira em que elas são combinadas desde formas mais abstratas até angulos mais retos e precisos onde se vê a matematica envolvida, e é exatamente neste ponto que podemos perceber a relação com a moda e como pode ser facilmente se relacionada.

A exposição trouxe alguns trajes com estampas projetadas nos tecidos, o que se usou muito durante a década de 60, apesar da aparencia infantil e jovial da época, a moda apropriou-se dos efeitos visuais: geométricos e psicodélicos, trazendo-os para as roupas em forma de estampas.

A geometria pode estar diretamente ligada com a modelagem, seu desejo de construir uma nova permanência única e majestosa, que tivesse uma relação viva e orgânica com o espaço.

Sobre os poemas com repetições de paravras e letras, não posso deixar de citar os modelos de Dior da “Linha A” (1955) que tinham uma forma triangular acentuada, poderiam ser vestidos ou saias com casacos que se abriam na parte do busto ou da cintura para formar os dois lados de um A triangular, compondo a bainha do terceiro lado, e que tambem houve a “Linha Y” mostrava golas grandes em forma de “v” e estolas gigantes.

Adota tambem o neoconcretismo, um gosto por formas desconstruidas e seu fascínio pela dimenssionalidade; na moda isso ocorre da maneira em que compomos um look: peças que devem se encaixar de forma harmonica como um quebra cabeças.

Ha quem diga sobre suas obras: “Escultura é Corte e Dobra, Torção e Adição” – assim como na moda.

Amilcar fez diversas esculturas usando ferro, material que leva mais de 100 anos para se decompor, exatamente como um estilista que sonha em desaparecer no infinito deixando seu nome gravado na história.

Carla Carolina Parga

Um comentário:

  1. Blog cheio de conteudo, hein?! ;)
    Mew... ainda nao aprendi a mexer nisso direito, acredita?!

    Beijos²

    ResponderExcluir