sábado, 27 de junho de 2009

Elizabeth - A Era de Ouro


Ficha Técnica:
Título: Elizabeth - The Golden Age
Gênero: Drama
Tempo de Duração: 114 minutos
Ano de Lançamento (Inglaterra / França): 2007
Foi indicado na categoria de Melhor Atriz (Cate Blanchett).
Vencedor do Oscar de Melhor Figurino.

Sinopse:
Inglaterra, 1585. Elizabeth I (Cate Blanchett) está quase há três décadas no comando da Inglaterra, mas ainda precisa lidar com a possibilidade de traição em sua própria família. Simultaneamente a Europa passa por uma fase de catolicismo fundamentalista, que tem como testa-de-ferro o rei Felipe II (Jordi Mollá), da Espanha. Apoiado pelo Vaticano e armado com a Inquisição, Felipe II planeja destronar a "herege" Elizabeth I, que é protestante, e restaurar o catolicismo na Inglaterra. Preparando-se para entrar em guerra, Elizabeth busca equilibrar as tarefas da realeza com uma inesperada vulneabilidade, causada por seu amor proibido com o aventureiro Sir Walter Raleigh (Clive Owen).

Criticas que o filme recebeu:
- “diálogos gelados e uma direção sem ritmo; existe um quê de novelesco no filme que incomoda” - Angélica Bito
- “a direção de arte impecável; belíssimos ambientes; e o caprichadíssimo figurino” - Angélica Bito
- “O filme é grandioso, elegante, delicado e sutil. A começar pelas cores vivas que há no figurino, contrastando com a frieza dos palácios e a opacidade das roupas dos homens.” - Rodolfo Lima
- “Um filme como esse a gente não esquece. Imperdível.” - Rodolfo Lima

O Figurino:
Com forte influência espanhola, as roupas dos tempos de Elizabete I, moldavam o corpo como argilas, com fios de ferro e algodão apertavam aqui, com crina enchiam alí, resultando deformações características como as finas cinturas presas por espartilhos. Que com placas de chumbo espremiam os seios (na época pouco valorizados), as mulheres gostavam de se prender dentro dos farthingales (saia-balão, com estrutura de aros de osso de baleia ou madeira). Os trajes chamados de elizabetanos eram feitos com tecido finos e brocados, dando muito valor à renda e pedraria, nas golas, mangas, saias, cintos. Os rufos eram golas que foram associadas á estética da rigidez. Foram usados por homens e mulheres Os primeiros eram confeccionados de tecido engomado e plissado Alguns modelos femininos surgiram como adaptação da gola dos vestidos, em tecidos rendados e leves; Os mais luxuosos vieram em tecidos mais nobres e leves, com aplicações, rendas e bordados; Os rufos posteriormente sofreram modificações, na parte da frente, criou-se uma abertura para valorizar o decote a partir daí receberam o nome de Medici.(essas só foram usadas por mulheres)
No início do século XVI, os homens vestiam-se com muitas roupas sobrepostas, algumas delas com um enchimento pesado. Usavam camisas de linho, sobre as quais vestiam um casaco justo chamado gibão. Sobre o gibão usavam uma jaqueta, prolongada em uma saia que descia até o quadril. Uma capa sobre o joelho, com mangas largas, vinha sobre a jaqueta. Os homens também usavam calções curtos e brifantes, costurados a meias justas. O uso dos bigodes firmava a masculinidade do homem.

Os adornos usados no filme:
As Jôias foram criadas por Erickson Beamon
Os Chapéus com penas são de Stephen Jones (chapeleiro da Dior)

Extended Trailer:



Carla Carolina Parga

Um comentário: