sexta-feira, 19 de junho de 2009

Compradores compulsivos

Os compradores compulsivos possuem controle sobre suas ações?

Não, o comprador compulsivo não possui controle sobre suas ações, ele compra de forma exagerada e sem necessidade.
Os primeiros compradores compulsivos são fruto do Capitalismo Monopolista (~1860 - ~1945), já que nesse período houve uma explosão no mercado mundial ocasionando uma taxa de crescimento econômico, a partir daí a sociedade de massa tornou-se a sociedade de consumo, a primeira compra por necessidade, a segunda influenciada pela propaganda passa a agregar valores maiores aos produtos comprando-os além da necessidade, visando obter status pela quantidade, já que na sociedade de consumo há um circulo vicioso de produzir e vender, tendo principal envolvido o consumidor e propiciando a compulsão.
Segundo um estudo, realizado pela Universidade de Brasília (UnB), para a sociedade o shopping center é como um espaço privado, criado para solucionar os problemas da cidade. Um “mundo isolado" no qual se foge do sol, chuva, poluição, e pedintes, por exemplo.
Dentro do mundo da moda, podemos observar de forma clara a influencia das marcas no relacionamento entre as pessoas e no status que se dá a posse de determinados produtos, roupas, sapatos, tênis, óculos de sol, Ipods, computadores, celulares e carros são os principais na lista de preferências.
O principal fator que leva ao consumismo é a novidade, por isso essa compulsão na moda é tão freqüente já que ela se atualiza de 6 em 6 meses.

*Indico:
Filme: Os Delirios de consumo de Becky Bloom -
Becky Bloom é uma jornalista financeira. Dá conselhos sobre como fazer render o dinheiro das pessoas. Becky tem um grande problema: ela mesma é uma compradora compulsiva, tudo o que vê é extremamente necessário e ela precisa ter.
Seus extratos bancários vivem no vermelho, ela paga seus cartões de crédito com outros cartões de crédito.
Becky consegue esconder de todos esse seu "pequeno" problema e cria desculpas muito criativas.


EM DUPLA

Carla Carolina Parga

Fernanda Esteves Ferreira

Nenhum comentário:

Postar um comentário