quinta-feira, 24 de setembro de 2009

O que é científico? Rubem Alves

Parte I
Em Dupla

RESUMO & ANALISE

Colega cheio de títulos que está escrevendo um livro que dizem não servir por não ser cientifico. O que é cientifico?

Não é filosofo pois depende das imagens (que são o brinquedo dos sentidos).

A pergunta do amigo lhe trouxe imagens que o fizeram contar uma estória.

Águas de um rio misterioso, que era conhecido por não ter fim, mesmo muitas pessoas morrendo nele acreditavam que ele era encantado, construíram altares com chamas que nunca apagaram contavam histórias e poesias em volta.

No rio habitavam seres estranhos: alguns saltaram da agua e depois voltavam, outros iam até a superfície e voltavam outros nunca subiam, e havia sombras que deslizavam pela profundeza. Porem nunca ninguém havia conseguido capturar uma das criaturas do rio, magia, encantamento, filosofias, e religiões eram inúteis, haviam escrito um monte de livros sem capturar nenhuma criatura do rio.

Um aldeões pensou um objeto nunca pensado (O pensamento é feto, a mente o útero e a imaginação a fecunda).

O objeto havia vários buracos para tudo que não desejava escapar e barbantes para segurar o que queria (peixes) ele teceu uma rede.

Todos riram da rede que teceu pois havia buracos, ele nem ligou, amarrou a rede e foi dormir, no dia seguinte havia pego uma criatura do rio: um peixe.

Foi um alvoroço todos achavam que a rede era um instrumento de feitiçaria, o ameaçaram com a fogueira. Outros ficaram alegres e trataram de aprender a fazer redes e criaram diversos tipos para diferentes formas de uso.

A nova língua tinha um nome, ictiolalês (traduzido por linguagem de peixe) - as coisas só são importantes quando se falam delas, tudo o que não sei falar não é real.

As redes os pescadores e os peixes eram bons. Porem as redes não pescavam qualquer coisa do mundo, haviam muitas coisas que os membros da confraria não conseguiam pescar pois exigiam redes de outro tipo e nem sempre estavam no mar.

O que é cientifico? É aquilo que é reconhecido na confraria dos cientistas (aquilo que se pesca com as redes no rio) porem os cantos dos sabiás talvez jamais serão pescados com aquelas redes no grande rio.


O texto faz uma comparação com pesquisas de fundamento cientifico e peixes com redes de pesca.

O peixe só era valido se fosse pescado com a redes reconhecidas pela confraria dos cientistas, ao mesmo passo que uma pesquisa cientifica só é valida se tem algum fundamento de estudo e não foi simplesmente tirada de algum lugar que não conseguimos comprovar o que estamos dizendo, e é exatamente neste ponto que o texto diz: “Mas há também os céus e as matas que se enchem de cantos de sabiás...Lá as redes dos cientistas estão sempre vazias” pois os cantos dos sabias nunca serão encontrados no rio e jamais serão pescados com as grandes redes.

Para visualizar o texto completo: http://www.geocities.com/spaprado/oqueecientificorubemalves.html

2 comentários:

  1. po legal mas não entendi quem rscreveu o texto .mas,me ajudou muito a entender melhor a ideia do texto de rubem alves

    ResponderExcluir