quinta-feira, 15 de abril de 2010

Analise de Relação

Expressionismo e Alexander McQueen

O Expressionismo -
No começo do século XX, na frança e na Alemanha, surge um grupo de pintores chamados Expressionistas na Alemanha e fauvistas na França. Curiosamente, o objetivo dos integrantes desse grupo era combater o impressionismo, tendencia da qual eles provinham.
O impressionismo consistia em uma corrente da pintura que valorizava a impressão, isto é, era uma arte sensorial e subjetiva quanto ao modo de captação da realidade. Na relação entre o artista impressionista e a realidade, o movimento vai do mundo exterior para o mundo interior, já no expressionismo ocorre o oposto. Essa liberdade da expressão assemelha-se à que os futuristas pregavam como seu lema “palavras em liberdade”.
Durante e depois da Primeira Guerra, o Expressionismo assumiu um caráter mais social e combativo, denunciando os horrores da guerra, as condiçoes de vida desumanas das populações carentes, etc.
Na pintura destacam-se, entre os artistas ligados ao Expressionismo, Kandinski, Paul Klee, Chagall e Eduard Murch.


Alexander McQueen
Alexander Mc Queen nasceu em Londres filho de uma motorista de taxi, começou a fazer vestidos para suas três irmãs, logo jovem ja tinha intenção de se tornanr um estilista famoso.
McQueen deixou a escola Rokeby onde estudou até os 16 e desembarcou em um aprendizado com os alfaiates de Savile Row Anderson & Sheppard, mais tarde trabalhou para Gieves & Hawkes e o figurinista famoso teatro Angels and Bermans.
Quando completou 20 anos de idade passou um tempo trabalhando para Koji Tatsuno após esse período viajou para Milão e trabalhou para Romeo Gigli.
Depois de trabalhar para muitas pessoas prestigiadas do mercado McQueen voltou para Londres e em 1994 solicitou trabalho como cortador de tecidos na Escola de Arte e Design Central Saint Martins.
Devido à força de sua carteira, ele foi convencido pelo chefe do curso de mestrado para se inscrever no curso como aluno. Ele recebeu seu mestrado em Design de Moda e famosa, sua coleção de formatura foi comprada na sua totalidade pelo influente estilista de moda Isabella Blow quando ele lançou posteriormente sua carreira de moda.
Alexander McQueen é conhecido pelo exageiro, e abundancia em seus desfiles não convencionais.
As sensações do artista exploradas facilmente nesta coleção dão vazão e se unem livremente para dar atenção à expressão, o movimento artistico Expressionismo parte da subjetividade do mundo interior em direção ao mundo exterior.
Em 2009 apresentou uma coleção para Outono/ Inverno com conjuntos que representavam sátiras dramáticas à algumas casas de Alta Costura.
McQueen também foi ao seu baú e voltou a reavivar as memórias dos seus desfiles em início de carreira.
É corajoso e imprudente o suficiente para apresentar uma coleção que é um autêntico desfile de esculturas quase impossiveis de vestir.
As critícas dividem-se em muito bom, sobretudo entre os mais jovens, que vêm neste show uma explosão de criatividade emocionante e espectacularmente fora do vulgar. Para outros não passa de uma imagem de bonecas com lábios exagerados vestidas de uma maneira dolorosa e excessivamente teatral.


Desfile Outono 2009 de McQueen e o Expressionismo
A predominância dos valores emocionais, e o jogo entre um profundo respeito e a subversão da tradição da alta costura reforçam a ideia de relaçao com o movimento de criação, outros aspectos tambem são frequentes como por exemplo a maneira que o artista conduz o olhar do observador(platéia) para a boca, com batons pretos e vermelhos representa a emoção expressada através de linhas fortes. As roupas apresentadas deformam as linhas da figura humana com o intuito de ressaltar sentimentos fortes.
A textura do tecido grosso e aspero, à preferencia pelo tragico e sombrio é projetada com objetos na passarela durante sua apresentação da coleção, mangueiras de máquina de lavar roupa, guarda-chuvas, abajures e muito mais, são transformados em objetos de beleza, no meio da passarela uma pilha de entulho - tudo em sacos de lixo e as peças de carros esmagados quebrados carrinhos de feiras e cadeiras. Suas modelos posam com saltos altos que as deixam com um ar imponente/orgulhoso.

Video Do Desfile:


Bibliografia:
Livros:
Português: Linguagens – William Roberto Cereja e Thereza Cochar Magalhães

Sites:
http://www.style.com/fashionshows/
http://www.alexandermcqueen.com/

Carla Carolina Parga

Nenhum comentário:

Postar um comentário