quinta-feira, 15 de abril de 2010

Mary Quant

Mary Quant ditava moda no vestir e no agir

Nascida em londres abriu sua loja Bazzar. Suas criaçoes coloridas, simples eram simbolo da moda jovem Britânica.
A mini foi a primeira peça de rua, criada por pessoas comuns, sendo considerada pelas brasileiras como peça fundamental de todo guarda roupa.
Em 1962 tornou popular a minissaia e criou meias calças coloridas, blusas caneladas calcas e saias saint-tropez e cintos usados nos quadris.
Maru Quant diminuiu o comprimento das saias, colocou cinturas para baixo, usou faixas horizontais e inserçoes triangulares de pregas na linha da bainha para permitir o moviemnto. Suas roupas eram divertidas, faceis de usar, rejeitando tudo que fosse engomado e formal; eram jovens que ela buscava enquanto consumidores.
Controvérsias a parte, tambem André Courreges criou mini vestidos e minissaias, dando a moda o aspecto de dinamismo e modernidade.
Mary Quant abriu caminho para estilistas jovens como: Ossie Clark, Jean Muir, Sally Tuffin, e Marion Foale, Barbara Hulanicki e Zandra Rhodes.
Na america: Bill Blass, Geoffrey Beene, Anne Klein, Bonie Cashin e Oscar de la Renta
Produziram tanto os modelos mais tradicionais quanto aqueles para jovens.
A maioria deles tinha seu próprio estilo, variando so ultrapsicodelico ou geométrico até o retrô da dêcada de 40, o romântico, o oriental e a art deco da década de 60. Seus tecidos apresentavam a mesma variedade. Além de todas as fibras naturais, as sintéticas eram populares no mercado: eram faceis de cuidar, praticamente dispensando o ferro de passar. Os menos convencionais eram os tecidos de papel, supostamente laváveis, mlinex – metalico craquelê, discos plasticos e metalicos unidos por argolas de metal, plasticos transparentes, couro brilhante e pele de carneiro bordada.

Sua coleção de roupas de PVC foi um sucesso de vendas, tops de crochê sem mangas, até a cintura. Mary Quant criou roupas intimas até coleçoes para cadeias de lojas, dedicou-se a criar malhas para a industria japonesa. Um dos grandes segredos de suas roupas era nao fazer distinçoes de classe e de idade; ela ficou só no dominio do pret-a-porter; divulgou a minissaia da inglaterra para o mundo(1965).
Em 1966, a rainha elizabeth II a condecorou com a Ordem do Império Britânico, premio que ela recebeu vestindo mais uma de suas criaçoes.

Resumo – Mary Quant e a Minissaia

Bibliografia:
A moda nos anos 60/70 (comportamento, aparencia e estilo) – Renata Pitombo Cidreira
Mary Quant – Por: Alicia Assine
A roupa e a Moda – Por: James Oliver
História da moda – Anos 60
Carla Carolina Parga

Nenhum comentário:

Postar um comentário