segunda-feira, 19 de abril de 2010

Palestra Alexandre Herchcovitch

Desfile Primavera Verão 2010 – Inspiração e Processo criativo


_____O foco para a criação se direcionou aos uniformes usados nos esportes em equipe, com enfoque para o futebol americano.
O uniforme do futebol americano tem como objetivo principal a proteção contra agressões que ocorrem durante o jogo que recompensa a velocidade, agilidade, capacidade tática e força bruta dos jogadores que se empurram, bloqueiam e perseguem uns aos outros, tentando fazer avançar uma bola em território inimigo, com jogadores pesando 150kg ou mais a empurrar-se mutuamente com cada grama do seu peso durante uma hora de tempo de jogo, que se transforma em três ou quatro de tempo real.
Esses uniformes transformam a silhueta do corpo devido a uma carcaça de proteção.

_____A coleção foi composta por 250 itens, usando cores próximas a este universo que transmitiam vibração, ação, e também inspirados nas cores de times do futebol americano.
Algumas delas foram: azul, vermelho, magenta, verde, verde claro, amarelo, amarelo claro, rosa claro, e preto. Cores que variavam de tons mais neutros até os mais vibrantes.
_____O maior desafio consistiu em, através de um universo masculino e bruto, transformar em peças femininas.

_____O desenvolvimento da coleção contou com uma analise poética do tema escolhido, usando assim tecidos como seda, naylon tecnológico, além da difícil releitura de um uniforme para uma peça prêt-à-porter.
_____Como referência para o desenvolvimento foram estudadas camisetas da adidas dos anos 80 guardadas e conservadas em seu atelier, onde os recortes localizados na parte do ombro determinavam a modelagem e a estrutura da roupa, além disso Alexandre escolheu estampas geométricas que enriqueceram as peças, pois tinham a mesma linguagem dos recortes citados.
_____As roupas dos juízes apresentam uma estampa listrada que se destaca dentro do campo, se sobre sai no meio dos jogadores, o que gerou muita idéia para o desenvolvimento.
_____Os uniformes protegem o corpo dos jogadores principalmente em locais mais sensíveis, as calças costuradas a um legging que é vestido, evita que a calça fique solta, tencionando-a para baixo, essas peças renderam modelos de calças novas feitas de forros de jaquetas.
_____Estudos realizados durante anos foram feitos para adequar os uniformes as necessidades de cada esporte, um exemplo disso que se refletiu na coleção foram as camisetas de vôlei, que durante uma partida os esportistas costumavam arregaçar as mangas que já eram curtas e as apoiavam amassadas sobre o ombro, neste aspecto Herchcovitch adaptou mangas para o desfile com volumes que aparentavam terem sido puxadas para cima e presas, formando um movimento interessante no tecido e na silhueta da roupa.

_____As roupas apresentadas na coleção contavam com estruturas grandes e definidas, onde marcavam os ombros. Ao começo da coleção os maios usados abaixo da estrutura nos jogos, foram adaptados como bodys onde as rendas presentes causavam um contraponto para tornar a coleção mais interessante.
_____Os sapatos tiveram inspiração nos capacetes usados antigamente, que pesavam em torno de 3 kg e eram revestidos de couro por dentro e por fora. Já as bolsas foram pensadas na bola usada no esporte, onde tinha um baixo relevo para a mão ficar posicionada, detalhe simples e interessante que trouxe um toque delicado a peça.
_____O carro chefe do desfile foi a uma peça que pesava 30 kg, vestia como um ovo de páscoa (duas partes que se encaixam no meio) que começou a ser vestida na modelo 40minutos antes do desfile.

Clique na imagem para Ampliar

Video do Desfile

Carla Carolina Parga

Nenhum comentário:

Postar um comentário